O Sempre Um Papo recebe a professora e escritora Maria Lúcia Mendes, natural de Itáuna, para falar sobre o tema ”40 anos de Literatura – Poesia, Crônica e Conto”. A conversa será mediada pela jornalista Jozane Faleiro e acontece no dia 30 de setembro, sexta-feira, às 19h, de forma online, com transmissão pelo YouTube do projeto. Esta edição do Sempre Um Papo tem o patrocínio da Usiminas, da Cemig e do Instituto Cultural Vale e apoio da Rede de Saúde Mater Dei, via Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.
Maria Lúcia Mendes nasceu em Itaúna, em 06 de outubro de 1940. É professora universitária e iniciou na literatura em 1983, com a publicação do livro Recado em Pedras e Pétalas. Seu estilo simples e o cotidiano visto de modo singular lhe renderam êxito absoluto.
Recebeu prêmios literários em concursos de âmbito nacional, como Prêmio Alessandro Cabassa, concedido pela União Brasileira de escritores, em 1996, pelo livro “O Cheiro da Maçã”. Sobre a autora, Marco Aurélio Matos “in memoriam”, editor no Jornal do Brasil, escreveu: “trata se de uma escritora sublimada pelos prodígios da imaginação e da sensibilidade”. Em 40 anos na literatura publicou livros de poesia, crônicas e contos, e também literatura infantil. estão entre as suas obras os títulos: “Recado em Pedras e Pétalas”, “Miragem”, “AGuarda do Anjo”, “Atalho”,“O Cheiro da Maçã”, “Badra”, “A Borboleta Bombom”, “Bisoca – AFormiga Dorminhoca”, “Aventuras da Girafa Giraflor”, “A Abelha Belinha”, “Laura Só Gênio das Águas”,“Além dos Trilhos”, “Aparições Marianas em Itaúna”; e o mais recente, “ASedução das Palavras”.
Os livros estão esgotados e alguns têm previsão de serem relançados em 2023.
Acompanhe a autora no Instagram: @marialuciamendesescritora