Fundepar celebra 10 anos de investimento em empreendedorismo acadêmico e lança novo fundo
Empresa de participações em empreendimentos de base tecnológica em estágio inicial lançada pela Fundação de Apoio da UFMG comemora década com novo veículo de investimento.
Com o intuito de refletir sobre o seu papel em uma década de operação e lançar um novo veículo de investimento, a Fundep Participações S/A (Fundepar) vai reunir acionistas, gestores, empreendedores, financiadores e demais atores do sistema de ciência, tecnologia e inovação para discutir “O papel do empreendedorismo na CT&I”. O evento será realizado no auditório do CAD II, no campus Pampulha da UFMG, no próximo dia 21/06, a partir das 8h30.
Como celebração aos 10 anos de investimento e apoio ao desenvolvimento de negócios inovadores de base tecnológica, o evento discutirá a importância do empreendedorismo acadêmico – aquele produzido a partir das instituições de ciência e tecnologia – bem como dos Fundos de Investimentos em Participações (FIP) focados nos estágios iniciais de desenvolvimento dos empreendimentos desse tipo. E o “presente de aniversário” quem recebe é a Universidade, que ganhará um novo veículo de investimento, desta vez, voltado para tecnologias sociais.
Novo fundo amplia a disponibilidade de capital para empresas inovadoras
Atualmente, em esforço conjunto da Fundep, Fundação de Amparo à Pesquisa de MInas Gerais (Fapemig) e Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), com a parceria da Fundação Arthur Bernardes da Universidade Federal de Viçosa (Funarbe/UFV) e da Companhia de Desenvolvimento Econômico de MInas Gerais (Codemig), a Fundepar opera o Seed4Science, um FIP de capital semente para empresas de base tecnológica.
O novo fundo terá como objetivo ampliar a disponibilidade de capital para negócios inovadores que buscam promover impacto socioambiental positivo para a sociedade. “Ações como o Programa Brumadinho, da UFMG, que organizou várias iniciativas da UFMG em áreas ligadas às Ciências Sociais, Ciências Humanas, Educação, Linguística e Artes evidenciam um potencial para negócios disruptivos e de grande impacto social que precisam ter apoio em seu nascimento e primeiros momentos de vida, justamente os mais difíceis de uma empresa”, explica o presidente da Fundep, Jaime Arturo Ramírez.
Capacidade provada para novos investimentos
Para gerir o Seed4Science, a Fundepar S/A criou, em 2018, a Fundepar Investimentos Ltda, e ainda que o novo fundo tenha escopo bastante distinto do Seed4Science, é justamente da experiência de gestão deste veículo que habilita a Fundepar ao movimento de expansão. Com 7 parceiros investidores e 10 empresas investidas (confira aqui o portifólio), a Fundepar tornou-se referência neste tipo de atuação.
Um comitê formado por professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) de diferentes áreas do conhecimento e agentes da comunidade que lidam com empreendedorismo social auxiliaram na definição do escopo do novo programa de investimentos.
Confira a programação
As inscrições já estão abertas para o evento “O papel do empreendedorismo na CT&I”, que será realizado no auditório do CAD II, no campus Pampulha da UFMG, no próximo dia 21/06, a partir das 8h30. Para reservar uma vaga é necessário registrar-se no Sympla. Confira a programação:
8h30 às 9h30 – Acolhida e abertura
9h30 – Palestra “Empreendedorismo no Brasil” – Luiz Othero, diretor-executivo da Abstartups
10h – Relatos de casos
